Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Contatos e Biografia do Chef



Trabalhos, pensamentos e receitas...

Este é o meu Blog, nele mensalmente deposito boa parte do meu trabalho, meus pensamentos, minhas receitas, receitas de amigos que admiro e que aprovei e muitas das minhas receitas são originais, algumas passadas pela minha mãe, pelas minhas tias e até algumas do meu pai e outras muito clássicas que fiz questão de conservar seu contexto original de processo e cocção em respeito a quem a idealizou e produziu.

Todos os enunciados e contextos destas receitas foram produzidos por mim e todas foram testadas e comprovadas, como autênticas e operacionais, pois não escondo ingrediente, técnica ou procedimentos, sou uma pessoa honesta e toda minha vida profissional é comprovada em documentos, títulos, registros e fotos.

Basta escolher uma receita deste blog e fazê-la, assim comprovará o que escrevi aqui. Me preocupo sempre se a pessoa que a lê, a entende, por isso meu modo de descrever a receita é detalhado e prático e em linguagem leiga mesmo que haja uma técnica profissional.

No blog possuo um Dicionário de Termos Culinários no caso de alguém não entender um termo e uma Tabela de Conversão de Peso em Xícaras ou Colheres para quem não têm uma balança e disponho também de um Super Cardápio aonde você pode combinar as receitas do blog em qualquer recepção, jantar ou almoço, divididos em Amouse Bouche, Entradas, Principais, Acompanhamentos , Guarnições e Sobremesas.

Quando criei este blog , tive duas grandes preocupações...registrar meu trabalho e ajudar quem necessitava de informação na área de Culinária e Gastronomia e como minha experiência, vivência e hereditariedade são da Itália e da Culinária do Mediterrâneo , a maioria das receitas são sobre isso, mas encontrará tantas outras de vários países e do Brasil.

Sempre quis passar a todos o Legado que me foi deixado, além do que foi ensinado em 32 anos que trabalho em Cozinhas e por mais que duvidem ou debatam minha capacidade o que fiz e o que faço estão registrados e outorgados pelo INPI e pela Biblioteca Nacional e estão aí para quem quiser comprová-los.

Minhas principais testemunhas são meus 20.000 leitores/mês e seguidores em 82 países diferentes que desde 2009, recebo centenas de comentários e e-mails sobre suas experiências com minhas receitas e com seus testemunhos de como o Blog transformou suas vidas profissionais e isto pra mim é meu maior triunfo é ver que o que eu imaginei, realmente acontece todos os dias e mesmo quando surge um erro por qualquer que seja o motivo, prontamente eu retorno e corrijo, como já ocorreu inúmeras vezes.

Possuo hoje em todas as minhas mídias sociais mais de 100.000 seguidores.

Não desejo justificar nada e nem reforçar nada, apenas que não respondo e nunca responderei a qualquer tipo de provocação ou calúnia, pois tenho meu Blog para justificar e comprovar meu trabalho e quem sou como profissional. 

Hoje moro na Itália na cidade natal dos meus pais - Santa Maria di Castellabate - Aonde estou trabalhando em pesquisas de campo e acadêmicas sobre a Culinária e a Dieta Mediterrânea

Obrigado de Coração a todos vocês que me acompanham e que diariamente deixam em minha mídias um recado ou um testemunho, pois são meu estímulo e fazem com que eu queira sempre mais

Ouve uma vez, em uma entrevista me perguntaram porque eu escolhi ser cozinheiro e eu respondi...não escolhi a vida me escolheu...

Contatos

Celulares 
 +39 334 240 1210   

E-mail

dp.pecora@gmail.com




Desde de criança o lugar que mais gostava na casa sempre foi a cozinha...nunca fui muito normal , mesmo!!!!

Via minha mãe, minhas tias e minha Nonna cozinhando e ficava admirando como os ingredientes se misturavam e se transformavam em suas mãos...

A molecada me chamava pra brincar e eu só ia se não tivesse nada na cozinha pra fazer...
Quando viajava com a molecada pra acampar ou pra casa da praia, era sempre eu que cozinhava, aliás saía da praia mais cedo só pra fazer almoço pro povo...

Nos meus aniversários, eu sempre ajudava minha mãe com tudo... desde do bolo, enrolar os doces, fazer os sanduíches os salgadinhos...o pernil... Até no exercito eu fui pro rancho.

Churrasco entre amigos, adivinha quem tomava conta da churrasqueira???? Chegava na casa de amigos , namoradas ou nos meus parentes pra almoçar ou jantar, sempre ia mais cedo, pq sempre tinha algo pra cortar, temperar, cozinhar e finalizar.

Minhas noites de balada sempre terminavam na minha casa com a moçada jantando e escutando um som anos 80 é claro...! Até na época da minha vida que não trabalhei como cozinheiro era sempre eu que fazia de fins de semana.... churrascos, feijoada, macarronada, polentada  e outras "adas" para os colegas de trabalho...


Quando dei por mim, não tinha mais jeito, já estava no sangue e daí passei a me refinar nessa profissão... Passei por todas as etapas possíveis desta profissão...lavei louças, muito chão de cozinha e banheiros, fui ajudante de cozinha, confeitaria e padaria.

Fui padeiro, confeiteiro e açougueiro...
Trabalhei em hotel de luxo, de lixo e de selva...Amazônica!!!
Trabalhei em barco, iate e navio...
Trabalhei em todos os tipos e tamanho de cozinhas, bares e restaurantes e até em puteiro....no Brasil e em outros países...

Já cozinhei tudo que anda, voa, nada, se arrasta, com 2 ,4 ou 6 patas ou com nenhuma, ...tudo que está em arvore, na terra, acima e debaixo dela conhecido!!!!

Na cozinha já fiz de tudo, até reboque, assentei piso, azulejo, encanamento, esgoto, instalei e desinstalei equipamento...

Só não fiz duas coisas na cozinha profissional....telhado( tenho vertigem ) e sexo ( nunca deu tempo!!! rsrsrs), mas na cozinha de casa...

Resumindo ( però non mutcho!!!!) quem escolheu a profissão de cozinheiro foi minha vida e por isso sou eternamente grato !!!!

Obrigado Vida!!!!!!!!!!

PS - Corrigindo um velho ditado popular...
"De Médico, COZINHEIRO e louco, todo mundo têm um pouco....! "





Um Pouco da Minha História de Vida,  fora da Cozinha.

Eu sou Domingos Paulo Pecora, meu nome de batismo, 50 anos, Ítalo-Brasileiro e Paulistano. e adotei o nome de Domenico Paolo Pecora ( nome do meu avô paterno e tradução fiel do meu nome em italiano, que deveria ser meu nome, mas meu pai não o fez e até hoje não entendi por que, porém quando trabalhei na Itália, assim era conhecido)

Também conhecido como Paulinho, Homem- Bomba, Nenê, Bacalhau e Porpeta (Cada época e lugar, um apelido), filho de Giuseppe Francesco Paolo Pecora, o Sr.Paulo, comerciante há 50 anos, que trabalhou por 28 anos no Mercadão da Cantareira e no Tendal da Lapa como distribuidor de miúdos bovinos. Imigrante Italiano, vindo de Santa Maria di Castellabate, Província di Salerno e de Maria Malandrino Pecora, Imigrante Italiana da mesma cidade do meu pai. Eximia cozinheira e mãe e por mais experiências ou cursos que fiz ou farei, tudo que aprendi em cozinha, aprendi com ela.













Aqui neste link , um pouco da história da minha família - 

A História da Família Pecora


Me considero um amigo leal e prestativo, um excelente profissional, sincero e extremamente feliz, já fui vendedor de loja de sapatos no centro de SP, DJ e Promoter de Casas Noturnas e Festas, onde também trabalhei na cozinha e até estacionando os carros, vendedor de doces e salgados, remédios, produtos químicos, livros, consórcio, publicidade, veículos e Despachante.

Sempre trabalhei nos comércios da Minha Família, desde os 11 anos, padaria, açougues, pizzarias, Bares, Cantina. Fui dono de Locadora de equipamentos de Som e Luz, Agência de publicidade e Casa noturna (não, nessa ordem), E hoje sou Cozinheiro com muito orgulho...pena que demorei muito tempo pra perceber o que realmente gostava, por que cursei 1 ano na FEI e 2 na Oswaldo Cruz, Engenharia química e larguei, Me formei em Propaganda e Marketing na UNIP e fiz Pós de Matemática Estatística e Financeira e terminei, Ufa!!! Acho que por isso que sou tão bom em custos e fichas técnicas, que é o que mais faço em Gastronomia. Morei na Itália em 1999, na Amazônia em 2003/2004 e viajei um bocado!!!

E em cada lugar que tive, cada lugar que trabalhei, cada lugar que comi ou me hospedei, cada namorada que tive, ou esposa, e em cada evento que fui ou participei - aprendi algo sobre Culinária - e montei esse blog pra que você também saiba o que sei, todos os segredos e truques de uma cozinha simples mas saborosa, e todas as receitas tradicionais e famosas, no seu contexto original de produção.

Fiz este blog pra você, amante da excelência na confecção de seus pratos, que cozinha em casa, por hobby ou profissionalmente para que também sinta todo esse amor que sinto ao cozinhar.






Aqui no meu Blog, vocês poderão se deliciar com as receitas que fazem sucessos nos meus eventos e com as receitas que minha família traz em sua história há quase 300 anos...Filho de Imigrantes Italianos, e que sempre foram excelentes cozinheiros e de família de eximias cozinheiras, sempre estive cercado pela excelência na cozinha e no preparo de verdadeiras iguarias celestes, fui habituado a preparar o melhor da Cozinha Italiana, Mediterrânea e Internacional.

Espero que vocês depois desta experiência, sejam pessoas ainda mais felizes e realizadas, pois o prazer de uma boa mesa traz consigo o prazer de viver e de ser feliz e esta é a maior contribuição que quero dar com meu trabalho....

Desde já, Agradeço a todos e...
Bom Apetite...!


Para visualizar meu currículo completo - Currículo do Chef









Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...