Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Instituto Chefs Especiais - Uma Linda Obra do Bem !




Instituto Chefs Especiais
Down Cooking

Queridos Seguidores, Leitores e Colaboradores, acredito que não sei se conseguirei passar aqui, através deste texto a emoção que tive ao participar como colaborador deste lindo Projeto.
Casal  Marcio e Simone Berti

Tudo começou quando conheci o casal  Marcio e Simone  Berti, em um evento que fiz em 20/02/2010 que foi uma feijoada no Bar do Elias onde elaborei um encontro do pessoal que curti e profissionais ligados no ramo da Gastronomia que possuem perfis no Twitter.
Na época que estava organizando o Encontro, recebi um e-mail do Marcio Berti que é diretor da Fábrica das Panelas "Le Grande Maison" dizendo que gostaria de participar da Feijoada e que levaria umas panelas e brindes para os convidados para serem sorteadas. Já de cara achei a atitude super prestativa e legal e logo simpatizei com ele, mesmo sem conhecê-lo. E no mesmo dia recebi um outro e-mail da Simone Berti, sua esposa, que é redatora-chefe da Revista Perfil Gastronômico e que iria participar, também, e nesse e-mail, ele me colocou em contato com esse trabalho maravilhoso, chamado Chefs Especiais, me convidando para participar dos encontros.
Eu entrei no site, naquele dia e fiquei maravilhado com o Projeto. Primeiro pela simplicidade da idéia de unir a Gastronomia e as Crianças portadoras de Síndrome de Down e segundo essa interatividade  que o projeto propõe, faz bem as crianças e também aos colaboradores, pois amplia o rol de amizades das crianças, seu raciocínio e sua força para enfrentar a vida e seus problemas e pra nós colaboradores a satisfação de participar junto desses "anjos" ávidos por informação e trabalho e cheios de carinho pra dar.
E também amplia pra nós colaboradores as amizades e a compreensão de tudo que envolve essa Síndrome e acredito também que colabora com a diminuição de um  possível preconceito, gerado por nossa ignorância. Agora um texto escrito pela Própria Simone Berti sobre o Projeto: 

"Chefs Especiais  não é uma ONG nem uma OSCIP, é simplesmente um projeto voltado ao lazer gastronômico de pessoas com Síndrome de Down. 
Esse projeto foi criado por mim, Simone e meu marido  Márcio Berti em 2006 porque queríamos fazer algo pelo social. Não temos filhos, nem parente Down, simplesmente os vemos  diferenciado pela sua conduta verdadeira. Acreditamos  e comprovamos  que a motivação no Down, como em qualquer outra pessoa, pode transformar um grãozinho de areia numa estrela brilhante e é essa nossa expectativa. 
O workshop é mensal, em média com 15 participantes cada, sem limite de idade, nem distinção de sexo ou classe social. Os alunos de cada aula só não são convidados caso tenha alguma restrição alimentar de ingredientes que farão parte da receita.
Eu eo Chef Ronaldo Rossi
Não é aceito de forma nenhuma contribuições em espécie e ninguém está autorizado a pedir nada em nome de Chefs Especiais.
Para cada workshop é doado os ingredientes pertinentes, uniformes, chapéu, certificados, espaço,  sucos e refrigerantes , faculdades de gastronomia doam a mão de obra dos auxiliares do Chef, o espaço é doado por  restaurantes ou escola de gastronomia , o Chef doa o seu tempo.
“ Cada um doa um pouquinho e nós fazemos um montão.”

Já houve workshop no Figueira Rubayat, Templo da Carne de Marcos Bassi, Nakombi, Viandier, Atelier Gourmand, Espaço GE do Mercado Municipal,  Centro Cultural Judaico, entre outros.
Participaram do projeto os Chefs Alessandro Segato, Marcos Bassi,  Márcio Moreira (Ana Maria Braga),  Clô Dimet, Allan Vila, Gustavo Iglesias, entre outros.
Ronaldo Rossi,  Eu, Marcio Berti e a Dona Maria
Os participantes literalmente colocam as mãos na massa. Preparam tudo sob orientação do Chef e ajuda dos auxiliares e depois degustam.
A orientação de escolha da receita a ser preparada é de que os participantes tenham muito o que manusear. Optamos muito por massas, tortas, doces decorados, enfim, tudo que eles realmente possam vencer limites, até mesmo ao quebrar um ovo.
Cada vitória como essa é cheia de muitos aplausos, tanto para o aluno, como para o ovo... rsrsr
O workshop dura em média de 2 a 3 horas de muito entusiasmo e descontração."

Simone Berti

Eu estive no último encontro, junto com
minha irmã Claudia e meu amigo Chef Ronaldo Rossi, que já havia participado de outro encontro e me disse que era sensacional. Esse último encontro deu-se no Espaço Gourmet do Mercado Municipal Paulistano, num domingo  e a Convidada de honra foi a Dona Maria, que tem uma Barraca de Pastel, na Praça Charles Miller, no Estádio do Pacaembú e foi agraciada como Ganhadora do Melhor Pastel da Cidade de São Paulo, e como sou seu assíduo cliente e Chef de Cozinha, assino embaixo!
A Dona Maria levou kilos de massa de pastel pra ser 
recheados pelas Crianças e Jovens do Projeto, aonde elas montariam os pasteis com os recheios disponíveis: Carne ( feito pelo Márcio, que também é um ótimo cozinheiro!!!), Queijo e Chocolate. Haviam outros Chefs e colaboradores e dividiram a moçada em Grupos e assim poderíamos supervisionar a confecção dos pasteis e é claro com a máxima supervisão da Dona Maria, que fiscalizava , cada pastel recheado.
Na minha mesa ficaram as Lindas,  Natália e Elena e 
o pequenino Thiago de apenas 3 anos de idade, que já dava seus primeiros passos pra ser um Grande Chef! o nosso recheio era de Carne e fizemos juntos dezenas de pastéis. E depois eu e meu amigo Ronaldo Rossi, ajudamos a fritá-los um por um e dessa maneira as crianças, trabalharam, comeram e se divertiram a bessa!!! e é claro, nós também e muito!
Belmiro e Eu e as queridas  Bia e Thais
E ali naquele momento, me perguntei o que faz um 
casal paulistano, bem sucedido  e que não tem filhos com Síndrome de Down a ajudar e a compor esse lindo projeto??? E cheguei a uma conclusão simples: SOLIDARIEDADE, a palavra mais linda do nosso vocabulário e de qualquer língua, e não importa como se traduza.
E esta Solidariedade, também é cercada de carinho, dedicação e respeito, pois meus caros leitores e seguidores, Dar!!! não basta, é preciso participar, se preocupar e fazer-se presente. 
MArcio Lopes, Doni e Eu
 Queria agradecer do fundo do meu coração o convite 
do Marcio e da Simone  e  de me dar, ou melhor, presentear com essa oportunidade  e assim com esse texto, homenageá-los por tão incrível iniciativa e que sempre poderão contar comigo. Meus Parabéns!
Quero salientar que o Marcio e a Simone, não almejam e nem querem nenhuma doação em dinheiro. apenas que vc se estiver interessado colabore com o espaço, produtos ou serviços e com sua participação nos eventos, pois esses anjos necessitam apenas de carinho e de sua atenção.
Participe e Colabore, o site é www.chefsespeciais.org
Lá vc terá toda a informação do que precisa e aqui no meu blog sempre irei postar as datas e as fotos dos eventos


Meu Muito Obrigado!...

Depois de passado um tempo, hoje o Projeto Chefs Especiais se transformou no Instituto Chefs Especiais com sede no Bairro do Pacaembù, São Paulo/SP, uma bela sede com lindas e modernas instalações criadas e concebidas pelo Casal Berti, que desde sempre lutaram por isso e em conjunto com seus apoiadores, patrocinadores e voluntários fundaram o Novo Instituto, uma nova casa do bem e do amor fraterno, a qual sugiro que conheçam e visitem, pois é um belo lugar para vc fazer seu Workshop, Palestra ou Evento...e ainda ajuda o Projeto:

Aniversário dos Chefs Especiais - 4 anos







Chefs Especiais - Aniversário de 5 anos , com minha participação!!!!





Olivier Anquier nos Chef Especiais:




'via Blog this'

Chef  Ronaldo Rossi


Eu e o Chef  Marcio Lopes






Olivier Anquier

















Eu com os Chefs  Doni Nascimento e Maria Rita Corsi

Eu e Laurinha, primeira estudante de gastronomia , portadora da síndrome
 de down do Brasil





Minha Querida Camila Barrella

Chef Laura Basílio - Formada em Gastronomia !








Aqui no link abaixo minha recente participação no Instituto Chefs Especiais, aonde fiz uma Torta Romeu e Julieta para a barraca do Instituto na Feirinha Gastronômica...


Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...